Padre Pelágio Sauter


 23 de novembro, é uma data especial, principalmente para o povo goiano: Nesse dia de 1961 faleceu santamente em Goiânia o Servo de Deus P. Pelágio Sauter. Para demonstrar a popularidade de que gozava, basta dizer que cerca de quarenta mil pessoas o acompanharam até o cemitério, fato inédito na historia religiosa de Goiás.
Pe. Pelágio nasceu na Alemanha em 1878, veio para o Brasil com 29 anos e aqui trabalhou 52 anos, sem nunca voltar para sua pátria. Passou a maior parte da vida no Estado de Goiás. Visitou a cavalo inúmeras comunidades, fundou cidades, zelou pelo Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade durante cerca de 30 anos, visitou milhares de doentes nos hospitais ou nas suas casas. Recebeu de Deus os dons da cura e da clarividência. Muitos foram e continuam sendo curados, graças à sua intercessão.
 
Pe. Pelágio cuidou do seu povo como um pai. Conhecia todo o mundo, quer de perto ou de longe, e todos o conheciam. Por isso o povo de Trindade costumava dizer: "Logo depois do Divino Pai Eterno vem o Pe. Pelágio". Para o povo simples os termos "Padre" e "Pelágio" significavam uma coisa só. Quando chegava algum redentorista novo, o povo dizia: "Chegou mais um Pelagio".
Está sepultado em Trindade, na igreja construida pelo falecido P. Antonio Borges de Souza (foto ao lado)para abrigar seus restos mortais. O processo de sua beatificação foi aberto dia 23 de novembro de 1997. Os depoimentos canônicos sobre a heroicidade de suas virtudes foram estudados em Roma, e vão dar-lhe o título de Venerável. Pe. Pelagio rogue por nós lá no céu.


www.boletimpadrepelagio.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário